Moto 2 tempos e 4 tempos: quais as diferenças?

Postado em 22 de dezembro de 2018.

Embora os dois tipos de motos proporcionem bastante prazer e adrenalina na hora de pilotar, a moto de 2 tempos e a de 4 tempos possui pilotagem completamente diferente e que precisa ser levada em consideração na hora da escolha.

Quando falamos em motos 2 tempos automaticamente associamos à potência e esportividade. Isso acontece principalmente pelo fato dos motores 2 tempos fazerem apenas duas rotações do pistão para que a admissão, explosão e exaustão sejam realizadas. Diferentemente dos motores de 4 tempos, que precisam rotacionar 4 vezes para executar esse mesmo processo. É por isso que os RPM’s das motos com motor 2 tempos são sempre maiores do que as com motorização 4 tempos.

Confira abaixo as principais diferenças entre as motos de motor 2 tempos e de motor 4 tempos:

 

Moto 2 tempos

Os motores de dois tempos possuem combustão interna de mecanismo simples, isso quer dizer que a cada volta do virabrequim ocorre um ciclo de admissão, compressão, expansão e exaustão de gases. Essas etapas funcionam de forma demarcada e a admissão e exaustão de gases ocorrem simultaneamente.

No primeiro tempo o pistão sobe fazendo com que a mistura no cilindro se comprima produzindo assim a rarefação no cárter. Em seguida, ocorre a ignição e a combustão da mistura.

Já o segundo tempo, acontece quando o pistão desce depois da expansão dos gases da combustão, comprimindo a mistura no cárter. O pistão então abre a janela de exaustão fazendo com que os gases queimados saiam pelo escapamento.

Por possuírem menos peças, as motos 2 tempos são bem mais leves, a manutenção é mais fácil de ser feita  e consequentemente mais barata.

 

Moto 4 Tempos

Já nas motores 4 tempos as etapas são definidas em cada um dos tempos:

  • No primeiro tempo, ocorre a admissão, onde o pistão faz o movimento do Ponto Morto Alto para o Ponto Morto Baixo com a válvula de admissão aberta, admitindo a mistura ar/combustível.
  • Já no segundo tempo, ocorre a compressão, o pistão vai do Ponto Morto Baixo para o Ponto Morto Alto com a válvula as duas válvulas fechadas, comprimindo a mistura.
  • No terceiro tempo, ocorre a expansão, a vela produz a faísca e acontece a ignição.
  • Enquanto isso, no quarto tempo, ocorre a exaustão, onde o pistão sobe do ponto morto baixo para o ponto morto alto com a válvula de escapamento aberta, eliminando os gases da combustão da câmara de compressão.

Mesmo sendo mais pesados, possuírem mais peças móveis e terem uma rotação menor que os motores 2 tempos, as motos 4 tempos possuem algumas características que melhoram consideravelmente a pilotagem como, por exemplo, o alto torque em baixas rotações e o rebaixamento do centro de gravidade.

Outro ponto a ser considerado nas motos 4 tempos é que ela são mais fáceis de pilotar. Isso porque seu centro de gravidade junto a curva de potência é mais tranquila, o que diminui a reação da moto em condições extremas de pilotagem. Por isso, é bastante comum vermos pilotos de motos 4 tempos se destacando nas competições, principalmente nas categorias como motocross e supercross, que possuem terrenos com áreas bem diferentes o que faz a tração ser um fator decisivo.

Mas então, qual a melhor?

Essa questão vai depender muito de cada piloto e o quais características ele procura na sua moto. A moto 2 tempos tem a vantagem de ter um custo menor tanto na hora da compra, quanto na manutenção. Enquanto isso, as motos 4 tempos podem chegar a custar 4 vezes mais, entretanto, possuem uma durabilidade bem maior.

Na MXF Motors contamos com a 250 RX – 4 tempos que e o lançamento 250 TS – 2 tempos, cada uma com suas particularidades e que se adaptam aos diferentes tipos de uso que o piloto necessita. Entre em contato conosco e saiba mais!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

© 2020 Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Visuality