Moto 2 tempos e 4 tempos: quais as diferenças?
Postado em 22 de dezembro de 2018.
Embora os dois tipos de motos proporcionem bastante prazer e adrenalina na hora de pilotar, a moto de 2 tempos e a de 4 tempos possui pilotagem completamente diferente e que precisa ser levada em consideração na hora da escolha.
Quando falamos em motos 2 tempos automaticamente associamos à potência e esportividade. Isso acontece principalmente pelo fato dos motores 2 tempos fazerem apenas duas rotações do pistão para que a admissão, explosão e exaustão sejam realizadas. Diferentemente dos motores de 4 tempos, que precisam rotacionar 4 vezes para executar esse mesmo processo. É por isso que os RPM’s das motos com motor 2 tempos são sempre maiores do que as com motorização 4 tempos.
Confira abaixo as principais diferenças entre as motos de motor 2 tempos e de motor 4 tempos:
Moto 2 tempos
Os motores de dois tempos possuem combustão interna de mecanismo simples, isso quer dizer que a cada volta do virabrequim ocorre um ciclo de admissão, compressão, expansão e exaustão de gases. Essas etapas funcionam de forma demarcada e a admissão e exaustão de gases ocorrem simultaneamente.
No primeiro tempo o pistão sobe fazendo com que a mistura no cilindro se comprima produzindo assim a rarefação no cárter. Em seguida, ocorre a ignição e a combustão da mistura.
Já o segundo tempo, acontece quando o pistão desce depois da expansão dos gases da combustão, comprimindo a mistura no cárter. O pistão então abre a janela de exaustão fazendo com que os gases queimados saiam pelo escapamento.
Por possuírem menos peças, as motos 2 tempos são bem mais leves, a manutenção é mais fácil de ser feita e consequentemente mais barata.
Moto 4 Tempos
Já nas motores 4 tempos as etapas são definidas em cada um dos tempos:
- No primeiro tempo, ocorre a admissão, onde o pistão faz o movimento do Ponto Morto Alto para o Ponto Morto Baixo com a válvula de admissão aberta, admitindo a mistura ar/combustível.
- Já no segundo tempo, ocorre a compressão, o pistão vai do Ponto Morto Baixo para o Ponto Morto Alto com a válvula as duas válvulas fechadas, comprimindo a mistura.
- No terceiro tempo, ocorre a expansão, a vela produz a faísca e acontece a ignição.
- Enquanto isso, no quarto tempo, ocorre a exaustão, onde o pistão sobe do ponto morto baixo para o ponto morto alto com a válvula de escapamento aberta, eliminando os gases da combustão da câmara de compressão.
Mesmo sendo mais pesados, possuírem mais peças móveis e terem uma rotação menor que os motores 2 tempos, as motos 4 tempos possuem algumas características que melhoram consideravelmente a pilotagem como, por exemplo, o alto torque em baixas rotações e o rebaixamento do centro de gravidade.
Outro ponto a ser considerado nas motos 4 tempos é que ela são mais fáceis de pilotar. Isso porque seu centro de gravidade junto a curva de potência é mais tranquila, o que diminui a reação da moto em condições extremas de pilotagem. Por isso, é bastante comum vermos pilotos de motos 4 tempos se destacando nas competições, principalmente nas categorias como motocross e supercross, que possuem terrenos com áreas bem diferentes o que faz a tração ser um fator decisivo.
Mas então, qual a melhor?
Essa questão vai depender muito de cada piloto e o quais características ele procura na sua moto. A moto 2 tempos tem a vantagem de ter um custo menor tanto na hora da compra, quanto na manutenção. Enquanto isso, as motos 4 tempos podem chegar a custar 4 vezes mais, entretanto, possuem uma durabilidade bem maior.
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