Pneus: saiba como escolher para o off-road
Postado em 13 de dezembro de 2018.
Pneus são para veículos o que os calçados são para as pessoas. Cada ambiente pede um modelo de sapato, assim como cada terreno exige um pneu adequado para que sua performance seja realizada com excelência. Por isso, leve em consideração o solo onde irá andar: lama, areia, pedra, terra, etc.
Pneus MT (Mud Terrain) e 100% off road são mais macios e têm gomos intervalados. Eles são ideias para encarar lama ou areia, já que dificultam o atolamento do veículo. Quando giram, causam o afastamento da lama e mantêm a tração. Possuem também cravos laterais, que dão mais aderência ao solo mesmo se a lama ainda estiver presa.
Pneus AT (All Terrains) são mais duros e possuem os gomos mais próximos um do outro. Isso significa que terão mais contato com a pista. Se forem utilizados na lama, por exemplo, ficarão lisos porque ela não irá se soltar da superfície. Esse pneu é mais indicado para rodar no asfalto, mas se precisar pegar estrada de terra ou uma trilha leve, ele seguirá em frente.
Cravos
Pneus de cravos altos e próximos são recomendados para trilhas em terrenos de terra batida, pois os cravos não atrapalham a estabilidade do veículo em relação ao solo. São usados em pisos com pouca deformação, secos ou úmidos.
Pneus de cravos altos e espaçados são indicados para trilhas em atoleiros ou pistas molhadas e movediças com mudanças no piso, como buracos e erosões.
Calibragem
A calibragem deve ser considerada um diferencial para o bom desempenho do pneu. A calibragem média usada é de 13 libras, porém, em um solo úmido é possível usar de 9 a 10 libras. Se estiver pilotando na areia, 13 a 15 libras são suficientes para que o veículo não fique pesado quando rodar.
A câmara de ar também influência na calibragem, logo, pode-se dizer que não existe uma fórmula pronta para melhor calibragem, uma vez que ela varia de acordo com o pneu, câmara, terreno e até mesmo o peso do piloto.
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