Motos 2 tempos voltam. E vêm para ficar.

Postado em 23 de junho de 2020.

As motos 2 tempos continuam a despertar paixão no mercado do motociclismo

Singularidades como o ruído que lembra um zumbido de abelha seguem despertando paixão entre os aficionados por motociclismo. MXF Motors aposta no mercado e apresenta nova versão de modelo.

Elas experimentaram momentos épicos – como o protagonismo nos anos 1970. Voltaram a ter destaque na atual década e, ao que tudo indica, não se trata de mera moda não. De fato, vieram para ficar.

Tratam-se das motos 2 tempos – nomenclatura que faz referênciaà dinâmica de funcionamento do motor. Existem motores “dois tempos” e motores “quatro tempos”. Os motores de dois tempos são aqueles cujo processo de operação se realiza, como o nome diz, em duas etapas.

Essa dinâmica de operação dá às motos 2 tempos algumas características bem peculiares – e são justamente essas especificidades que despertam a paixão dos aficionados por motos, motociclismo ou automobilismo de um modo geral. Além da leveza e do custo de manutenção menor, o barulho do motor e até o cheiro particular da fumaça concedem singularidade às 2 tempos.

Quem explica os detalhes é o engenheiro mecânico, Luiz Henrique Fontes, diretor técnico da MXF Motors. A montadora, que tem sede em Curitiba (PR), é especializada em motos e quadriciclos off-road, e em patinete elétrico para deslocamentourbano. A empresa está apresentando ao mercado a edição 2020 de um de seus dois modelos de motos 2 tempos, a MXF 250ts. A primeira versão foi lançada no final de2018.

“As motos 2 tempos são muito cultuadas principalmente pelos amantes off-road ‘old school’, ou seja, os mais veteranos, que puderam usar muito esse tipo de motor no passado. Gradativamente, os mais novos aprenderam, e todos amam aquele som característico dos motores 2 tempos”, narra Luiz Henrique.

O barulho, continua o diretor da MXF Motors, faz os apaixonados compararem o motor a “abelhas”. “E tem também aquele inconfundível ‘perfume’ da fumaça do motor 2 tempos”, acrescenta Luiz Henrique.

Demonstração de que as motos 2 tempos atraem novas gerações de motociclistas é o fato de os modelos estarem, novamente, em ascensão. “Houve, a partir de 2010, 2011, uma tendência mundial de retorno das motos 2 tempos, que está se consolidando. Isso pela simplicidade construtiva dos motores, pela fácil obtenção de potência que propiciam”, lista Luiz Henrique.

O surgimento de diferentes modalidades de competições off-road contribuíram com esse processo, avalia o diretor da MXF Motors. “Houve o aparecimento de modalidades que ‘encaixavam’ nesta motorização, como ‘hard enduro’, provas indoor com obstáculos naturais – como o mundial de super enduro, que inclusive teve duas etapasno Brasil”, exemplifica Luiz Henrique.

É sobretudo para atender esse público que a MXF Motors lançou em dezembro de 2018 a MXF 250 TS, que ganha atualizações agora em 2020. A apresentação da 250 TS foi no Banalama, o maior encontro de trilheiros do Brasil. O proprietário da MXF Motors, João H. Montani, conta que, entre o desenvolvimento e a fabricação, foram dois anosde trabalho, até que o modelo fosse lançado no mercado nacional.

A receptividade do público não poderia ter sido melhor, lembra o proprietário da montadora. O sucesso motivou a empresa a, meses depois – em março de 2019 – colocar no mercado também uma minimoto de motor dois tempos, a 150 TS, destinada a competidores mirins. E, agora, lança a atualização da MXF 250 TS. “Ela está de cara nova. Tem novo farol de led, novos protetores de mão, de motor; curva e ponteira do escape racing. É uma nova versão para um modelo com desempenho e qualidade já reconhecidos no mercado.”

O modelo sai de fábrica com partida elétrica e pedal, válvula deescape eletrônica, painel digital multifunção, ventilação de radiador com termostato, reservatório de expansão do líquido de arrefecimento do motor, protetor de motor e link integrado (opcional), suspensões “Fast Ace” duplo cartucho com regulagem de compressão e retorno, câmbio com seis marchas, freios hidráulicos, pistão duplo e discos ventilados. “É um verdadeiro sonho de consumo”, ressalta o proprietário da MXF Motors.

SOBRE A MXF MOTORS

A MXF Motors foi fundada em 2007, em Curitiba. Começou produzindo mini motos off-road para o público infato-juvenil. À medida que a marca foi se tornando referência, o portfólio foi ampliado – de minimotos para motos, quadriciclos e miniquadriciclos off-road, e patinete elétrico para mobilidade urbana, além de peças e acessórios.

A montadora adapta para realidade brasileira projetos fornecidos por fabricantes da China e do Japão. “Os modelos montados e comercializados pela MXF Motors são produzidos especialmente para o mercado brasileiro, após uma seleção criteriosa dos melhores equipamentos”, sublinha João Montani.

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

© 2024 Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Visuality