Dicas de manutenção: como fazer a bateria da sua moto durar mais

Postado em 21 de dezembro de 2018.

A manutenção da bateria da moto é essencial e não deve ser lembrada apenas no momento de uma pane. Dessa forma, é importante saber que alguns cuidados são necessários para manter ou até mesmo aumentar a sua vida útil. Tiago Peruci, responsável técnico da MXF Motors do Brasil, empresa que representa de maneira exclusiva a MotoBatt no Brasil, dá 5 dicas importantes para cuidar da bateria da sua moto.

Não deixe a moto parada por muito tempo

A falta de uso ou a rodagem por curtos períodos contribui significativamente para o descarregamento da bateria. É importante não deixar parada nem por uma semana.

Madeira no pé

Tiago sugere o uso de um apoio de madeira ou borracha no “pezinho” que sustenta a moto quando parada. Como a peça é de ferro e está em contato com o chão, cria-se uma corrente que dissipa a energia da bateria. Com isso, ela pode durar até 6 meses sem ser utilizada.

Check-up periódico na bateria

Mesmo que a bateria não mostre sinais de defeito, é recomendado examiná-la periodicamente para evitar futuros problemas. Se ela possuir mais de um ano ou se for utilizar a moto em uma viagem longa, contudo, é ideal fazer uma inspeção na oficina.

No frio

A moto deve ficar ligada com o afogador funcionando até esquentar. Caso ela seja utilizada apenas nos finais de semana, deve-se liga-la de duas a três vezes por semana durante 5 a 10 minutos. Para não ter problemas com o funcionamento do motor é indicada a utilização de uma bateria com maior CCA (Corrente de Partida a Frio). As baterias MotoBatt possuem, em média, 20% maior potência de CCA do mercado.

E se a bateria parar de funcionar, afinal?

Caso o sistema não funcione na hora de ligar a moto, Tiago indica que chame socorro mecânico. A recomendação é não realizar a chamada “chupeta”, conectando cabos especiais a uma bateria de outra moto ou carro. Isso porque a prática pode danificar os componentes elétricos de ambos os veículos.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

© 2024 Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Visuality