Campeonato Brasileiro de Enduro FIM: expectativas do time MXF Motors

Postado em 5 de março de 2020.

Os pilotos voltam a acelerar nos dias 6, 7 e 8 de março nas primeira e segunda etapas da temporada 2020 do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM, que acontecem em Itapema-SC, com organização do Itapema Off-Road, supervisão e apoio da Federação Catarinense de Motociclismo (FCM). Em 2020, sobretudo, serão sete etapas em 12 categorias (E1, E2, E3, EJ, E4, E35, E230, E40, E45, E50, EF e EA), além de 4 categorias Kids, que passarão pelos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e Paraná.

 

Organização prepara circuitos emocionantes

O público terá entrada livre para ver os pilotos a partir das 20h de sexta-feira, 6 de março, na Praça da Paz de Itapema-SC, com o Super Prime, um circuito formado por obstáculos artificiais no centro da cidade do litoral catarinense. Entretanto, as disputas nos dias 7 e 8 de março, sábado e domingo, acontecem na sede do Itapema Off-Road. Os pilotos farão três voltas no circuito de 45 quilômetros, dando início, assim, às disputas do ano.

No sábado, dia 7, o início está marcado para às 8h, com as categorias Kids, às 10h acontece a largada nas categorias principais. No domingo, dia 8, a categoria Kids também inicia às 8h, com largada dos dois primeiros pilotos das categorias principais agendada para às 9h. As inscrições são realizadas pelo site www.brasileirodeenduro.esp.br ou diretamente no Itapema Off Road – mas estão limitadas em 150 pilotos .

 

Provas exigem técnica e rapidez

O objetivo do Enduro é, acima de tudo, testar a durabilidade, a confiabilidade das motocicletas e a habilidade dos pilotos, seguindo os padrões e regulamentos da Federação Internacional de Motociclismo (FIM). Por isso, o piloto tem que ser rápido e regular, numa mistura de Enduro de Velocidade com Enduro de Regularidade. De acordo com Luiz Henrique, diretor técnico e chefe da equipe MXF Enduro Team, as etapas de Itapema são muito técnicas e rápidas. “O terreno muda muito em caso de chuva, por isso os pilotos devem estar preparados para se adequarem em diversas situações”, alerta.

Em 2020, contudo, a MXF Enduro Team entra na disputa com dois pilotos. Anderson da Luz, conhecido como Caxopa, de 25 anos e natural de Chapecó-SC, atual campeão brasileiro de Enduro FIM na categoria E4 PRO. Esse ano Caxopa competirá na categoria E2. Já Fernando Juruna, de Belo Vale-MG, com 28 anos, traz na bagagem o título de campeão brasileiro de Enduro FIM na categoria E4-230. Por isso, neste ano tenta repetir o feito na categoria E4 PRO.

Foto: Brumel Neto

 

Oportunidade de desenvolver novos produtos

A MXF Motors usa as competições principalmente como laboratório para desenvolver seus produtos: as motos de competição 250cc e 300cc. “Após dois anos de muito trabalho e aprendizado desenvolvendo nossas motos MXF, com um vice-campeonato em 2018 e o título brasileiro em 2019 na categoria E4, este ano estamos com uma ótima estrutura e dois pilotos muito rápidos. O Caxopa vai pilotar uma MXF 250 TS de 2 tempos na categoria E2. Junta-se a equipe o piloto Fernando Juruna, que vem numa ascensão técnica muito grande e vai defender o título brasileiro na E4 PRO com sua MXF 250 RX, esclarece Luiz Henrique. “Esperamos e estamos muito bem preparados para lutar pelas primeiras posições nestas duas categorias. A MXF tem como meta ter seus dois pilotos entre os top 10 do resultado geral”, completa Luiz Henrique.

Foto: Geórgia Muruci

A MXF Motors agradece e, acima de tudo, destaca seus patrocinadores: Motobatt, GaiaMX, Borilli Racing, BMS Racing, Renova Grafix, Italian Braap, Ferzza, Xinic Repsol, Biker, Uai Racing Racetech, Parts 57, Belparts, Airoh, Acerbis.

 

Calendário de 2020 do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM

1ª e 2ª Etapas – Itapema – SC – 06, 07 e 08 de março

3ª e 4ª Etapas – Nova Bréscia – RS – 06 e 07 de abril

5ª e 6ª Etapas – Marzagão – GO – 23 e 24 de maio

7ª e 8ª Etapas – Carmópolis de Minas – MG – 20 e 21 de junho

9ª e 10ª Etapas – Aracruz – ES – 11 e 12 de julho

11ª e 12ª Etapas – Pinhais – PR – 08 e 09 de agosto

13ª e 14ª Etapas – Patrocínio – MG – 26 e 27 de setembro

Serviço da Prova

04/03 (quarta-feira)

Encerramento das inscrições

06/03 (sexta-feira) – Praça da Paz de Itapema-SC
17h30 – Briefing, salão de convenções Hotel Solis
19h – Lançamento MR Pro
20h – Super Prime na Praça da Paz

07/03 (sábado) – Itapema Off-Road
8h – Início da prova das categorias Kids
10h – Largada dos dois primeiros pilotos
16h – Chegada/Pré-Finish no Paddock
16h20 – Condução das motos ao Parque Fechado
20h – Divulgação dos resultados oficiais do dia, Restaurante Osmari

08/03 (domingo) – Itapema Off-Road
8h – Início da prova das categorias Kids
9h – Largada dos dois primeiros pilotos
15h – Chegada/Condução das motos ao Parque Fechado
17h – Divulgação dos resultados oficiais do dia na sede do Itapema Off Road.

*A programação está sujeita a alterações.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

© 2024 Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Visuality