fbpx

O International Six Days Enduro é a prova mais antiga e difícil do mundo presente no calendário F.I.M. Pode-se dizer que é a copa do mundo do Enduro, pois participam do desafio mais de 600 pilotos de mais de 30 países.

A primeira edição aconteceu em 1913, em Carlisle, na Inglaterra. Desde então, o evento não ocorreu apenas no período das guerras mundiais, 1914 a 1918, 1939 a 1945. Devido à popularidade da prova entre os fabricantes de moto americanos, em 1981 o evento passou a se chamar International Six Days Enduro (ISDE).

Até 1972 as provas só haviam sido disputadas em território europeu. Porém, no ano seguinte, desembarcou nos EUA e hoje já foi realizada em diversos países como Austrália, Nova Zelândia, Chile, México entre outros. O Brasil também já sediou uma edição no ano de 2013, na cidade de Fortaleza.

Pode se dizer que o 6 Days é praticamente um Rally entre as equipes, formadas pelos melhores pilotos de cada país em suas categorias.

Edição 2019 – Portugal

A edição de 2019 do ISDE foi disputada em Portugal, na cidade de Portimão. Região de Algarve, destino turístico famoso pelas costas litorâneas, povo hospitaleiro e gastronomia apurada.

A equipe oficial brasileira foi formada pelos pilotos Vitor Borges Garcia, MXF 250RXi – categoria E1, Gustavo Pellin – categoria E2, Maurício Fernandes – categoria E1 e Jesus Fernandez – categoria E3. Os pilotos brasileiros enfrentaram seis dias de provas e qualquer reparo mecânico como troca de pneus e outros itens foram realizados pelos próprios pilotos, tornando a disputa ainda mais complexa.

Os dois primeiros dias de provas tiveram o percurso de 290 km por dia, completando 4 voltas, chamado de “The Menhir Route”. Os dias 3 e 4 tiveram o percurso de 310 km por dia, completando 4 voltas, no “The Monchique Challenge”. No dia 5 foi a vez do “Crossing the Barrocal”, 280 km por dia, sendo 2 voltas. E completando o desafio, o sexto dia foi o teste de velocidade, disputado em uma pista de motocross. O total percorrido foi 1.500Km.

Essa foi a primeira vez que uma montadora brasileira colocou à prova uma moto no ISDE, terminando a disputa sem apresentar quebras. Pilotando a MXF 250RXi Vitor Garcia Borges participou de um resultado histórico, que é um marco para a MXF Motors e para o motociclismo off-road nacional.

Para comemorar o feito, foi lançada a edição comemorativa da moto, a MXF 250RXi “6 Days Limited Edition”.

Inscreva-se e receba em primeira mão os lançamento da MXF!