Home » Trilha » Conheça os melhores lugares para fazer trilha no Brasil

MXF - Motors do Brasil

6
abril
2018
Sem comentários.

Conheça os melhores lugares para fazer trilha no Brasil

Conheça os melhores lugares para fazer trilha no Brasil

Nosso país é rico em estradas, trilhas que levam a cachoeiras e paisagens exuberantes. Um prato cheio para os amantes do off-road. Dentre muitas opções, listaremos algumas.

Serra da Canastra (MG)

A região da Serra da Canastra, no sudoeste de Minas Gerais, possui algumas das mais deslumbrantes e desconhecidas paisagens do Brasil. Durante muito tempo, esteve isolada por precárias estradas de terra e só há poucos anos entrou nos roteiros de viagem como lugar privilegiado para a prática de esportes radicais, vivência ambiental e turismo ecológico.

A paisagem se alterna entre campos rupestres cheios de delicadas flores e matas de galerias com exuberante vegetação atlântica. É nesse ambiente que vivem protegidas espécies de animais ameaçados de extinção, como o tamanduá-bandeira, o lobo-guará, o tatu-canastra e o pato mergulhão.

Ilha do Marajó (PA)

Para chegar à Ilha do Marajó, maior arquipélago flúvio-marítimo do planeta situado no estado do Pará, é preciso pegar uma balsa. A viagem leva cerca de 3 horas. É necessário colocar em mente que está visitando uma parte da Amazônia Brasileira, ou seja, irá fazer trilhas, andar a cavalo, observar a fauna e flora local. A ilha possui o maior rebanho de búfalos do país. São encontrados tanto na área rural quanto urbana; então não se assuste ao se deparar com um búfalo caminhando pelas ruas da Ilha de Marajó.

Jalapão (TO)

Localizada no Estado do Tocantins, a região encanta por suas águas abundantes, chapadões e serras com clima de savana, além da paisagem de cerrado, com direito a dunas alaranjadas, rios encachoeirados, nascentes e impressionantes formações rochosas.

Entre os pontos mais procurados estão a Cachoeira da Velha, uma enorme queda d’água em forma de ferradura de aproximadamente 100 metros de largura e 15 metros de altura; as Dunas, cartão postal do Jalapão, composto por areias finas e alaranjadas que chegam a 40 metros de altura; a Serra do Espirito Santo, formação rochosa onde é possível apreciar a flora da região; a Cachoeira do Formiga, um encantadora nascente de água verde-esmeralda.

Jericoacoara (CE)

O Ceará é conhecido pelos seus bons ventos que esculpiram as diversas formações rochosas que se espalham à beira-mar. A lagoa de águas transparentes e areia fininha de Jijoca ficam a meia hora de Jericoacoara. Na hora do almoço, siga para a Lagoa do Paraíso – acompanhe as manobras radicais dos kitesurfistas, desfrute da culinária e finalize com um cochilo nas redes ou nas espreguiçadeiras dos restaurantes. O roteiro pode incluir ainda as dunas da Barrinha e as praias do Riacho Doce e do Preá.


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!