Home » Dicas do piloto » Off-road: dicas básicas para iniciantes

MXF - Motors do Brasil

29
Março
2018
Sem comentários.

Off-road: dicas básicas para iniciantes

Off-road: dicas básicas para iniciantes

O Brasil é um país favorável para praticar off-road, devido aos seus terrenos arenosos e as estradas de terra batida. Porém, se você é um aventureiro iniciante, antes de meter o pé na estrada, confira essas dicas que separamos para você:

Antes de tudo, você deve escolher bem o modelo do veículo que você irá adquirir. A intenção é viajar sozinho ou com a família? Será apenas um hobby ou você quer ser um piloto profissional? Esses fatores influenciam muito na hora da compra.

Revisão do veículo

Uma dica importante para os iniciantes em off-road: verifique a água, o óleo, os freios, a embreagem e os pneus. Saber mecânica básica sempre ajuda caso aconteça algum imprevisto. Conheça todos os cabos que existam no seu veículo, pois eles também precisam de revisão. Fique atento à vida útil de cada um deles e evite ficar na trilha por conta de um cabo estourado.

Atenção com o solo

Em uma mesma região, áreas inexploradas por outros veículos podem ter armadilhas para os novatos, já que a densidade do solo pode variar sem ser perceptível em uma primeira e descuidada inspeção. O deslocamento em praias deve ter bastante cuidado, pois além das grandes chances de atolar o veículo, ainda há o fluxo de pessoas que transitam pela área.

Equipamentos de segurança

Os equipamentos de proteção são indispensáveis para qualquer trilheiro, seja o iniciante ou o experiente. Capacete, queixeira, óculos, colete, cotoveleiras, luvas, cinta abdominal, joelheiras, botas e roupas adequadas para a prática.

Tenha em mãos

Cabo para ligação direta, pás pequenas (melhor ainda se forem dobráveis para ocupar menos espaço), bomba para calibrar os pneus, lanterna, capa de chuva, repelente, facão ou machado (para cortar galhos caso atole), corda para reboque e spray reparador de pneus. Importante! Não esqueça do kit de primeiro socorros.


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!